domingo, 6 de novembro de 2011

Petit Gateau

Muito tempo sem inspiração e sem muito tempo pra postar no blog. Mas trago um doce agrado pra compensar a minha falta de compromisso com vocês!


Petit Gateau, é um prato com uma história bastante peculiar. Reza a lenda que, quando o chef confeiteiro deixou seu auxiliar encarregado de aquecer o forno, o mesmo acabou super aquecendo, fazendo com que as extremidades assassem e o centro ficasse meio cru, sem muito que fazer, serviram aos clientes, e obtiveram um sucesso inesperado.
Quando penso nessa sobremesa lembro logo de Lavoisier dizendo - "Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma” – Afinal, qual as chances de um erro desses, vingar, e se tornar um favorito mundial por tanto tempo? (Particularmente aqui em casa, alguns anos atrás, todo domingo, após o almoço a gente comia um acompanhado com sorvete! Bons tempos).

Super simples, prático e rápido!

Ingredientes

50g - Manteiga sem sal
50g - Chocolate meio amargo
1 Un - Ovo
15g - Gemas
20g - Açúcar refinado
35g - Farinha de trigo


Modo de Preparo

Derreter o chocolate com a manteiga em banho-maria, até derreter por completo. Retire do banho-maria e acrescente o ovo e a gema, misture tudo, coloque a farinha de trigo e o açúcar misture bem. Colocar a massa nas forminhas untadas e enfarinhada, levar para a geladeira por 30 minutos. Levar para assar por 5 minutos em forno pré-aquecido a 250ºC. Desenforme e sirva com sorvete.

Dica
A temperatura do forno deve ser a mais alta possível, e sempre pré-aquecido. Por exemplo, se a temperatura do forno caseiro atingir 370°C, assar os bolinhos por cinco minutos. Se a temperatura estiver em grau mais baixo, como 250°C, o tempo de forno deve ser de sete minutos. Os bolinhos estarão no ponto certo quando as bordas estiverem assadas e o centro apresentar textura mole ao ser pressionado com o dedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário